Carnaval em Sertaneja predominou a DIVERSÃO e a FOLIA, somado com SEGURANÇA, ORDEM e PAZ

O carnaval em Sertaneja foi comemorado com muita diversão e folia, mas predominou uma festa com SEGURANÇA, com ORDEM e o símbolo da PAZ. Durante os quatros (4) dias de folia, milhares de pessoas entre eles nativos e visitantes festejaram o carnaval na região central da cidade. O município promoveu um evento com excelente qualidade, com um grande palco montado ao lado da praça central, onde uma banda se apresentou durante três (3) dias consecutivos, cantando e alegrando os foliões que estavam dispostos a dançar e cantar os principais ritmos carnavalesco do momento e do passado. A festa começou no sábado de carnaval dia dez (10) de Fevereiro, se repetiu no domingo dia onze (11) e finalizou na segunda feira dia doze (12) debaixo de uma chuva fina, que veio em boa hora refrescando o público e espalhando o otimismo aos agricultores que se preocupavam com a estiagem, mas com a chegada da chuva, só restou aos produtores e todo segmento agrícola comemorar e cair na farra do carnaval.  Uma banda londrinense foi a escolhida e fez uma ótima apresentação de carnaval, agitando e contagiando a todos com o melhor do Axé, Samba, Marchinha, Pagode, Pop Rock, Funk e os melhores sucessos da MPB. A boa qualidade da sonorização e da iluminação completaram o bom nível da festa, somado a barracas que serviam de abrigo contra a chuva e uma colorida decoração na praça central. Foram três (3) dias de muita festa, (sábado, domingo e segunda), na terça feira de carnaval dia treze (13) de Fevereiro, a folia se encerrou com cinco (5) horas de matinê para as crianças que pularam, dançaram e brincaram com seus familiares no centro da cidade. Os participantes aprovaram o evento, fazendo uma boa avaliação da banda contratada que soube interagir com seu público e animar a festa, além da logística e decoração apresentada. Assim como em 2017, nenhuma ocorrência foi registrada, somente pequenos tumultos nas adjacências considerados normais em locais de grande aglomeração de pessoas.  A comunidade Sertanejense demonstrou mais uma vez que é possível se reunir em festa, priorizando o RESPEITO, a ORDEM e a PAZ.

DIVERSÃO – A diversão predominou, amigos, casais, grupos de jovens, crianças e familiares se reuniram para a folia do carnaval. Foi surpreendente a quantidade de pessoas que dançavam e cantavam em frente ao palco, haja visto que, em outros eventos festivos não é comum visualizar pessoas e casais em clima de festa, se soltando como foi visto e comprovado neste carnaval.

ALIMENTAÇÃO – O comercio central faturou, com a presença de centenas de pessoas em todos os dias, o consumo de mercadorias e produtos foi notável e comprovado. Lanches, salgados, doces foram consumidos nos diversos pontos comerciais, além de bebidas em geral, todos com preços aceitáveis e dentro do valor de mercado, assim como foi relatado pelos clientes, que não se sentiram explorados e lesados como em outros eventos realizados.

ORGANIZAÇÃO – Com um amplo espaço para folia, só não se divertiu quem não quis. A Rua Nossa Senhora do Rocio foi bloqueada entre o trecho da Avenida 7 de Setembro, com a Travessa Manoel Ribas, disponibilizando um grande espaço para que todos se divertissem como quisessem. Os horários pré estabelecidos para a realização do evento foram respeitados e uma assistência medica permaneceu próximo ao palco  todos os dias, caso houvesse alguma emergência no local.

SEGURANÇA e ORDEM – O saldo final foi positivo, não houve nenhuma ocorrência registrada com envolvimento direto ao evento do carnaval, somente no sábado uma briga envolvendo alguns jovens da comunidade ocorreu nas proximidades, mas nada tinha haver com o evento. O desentendimento ocorreu nas adjacências em via pública, a policia logo que comunicada compareceu para o atendimento tomando as devidas providências necessárias.  Em contato com o policiamento local, foi informado que o patrulhamento ostensivo/preventivo  foi reforçado no município para os quatro (4) dias de carnaval. Durante as noites, duas (2) viaturas com duas (2) equipes policiais fizeram o policiamento no evento, bem como em todo perímetro urbano da cidade, além de uma terceira viatura e equipe que se incumbiu de policiar toda a zona rural do município. Os policiais disseram que mesmo sabendo que o período é de muita festa e comemoração, houve um pleno e amplo consentimento da população, pois nenhuma reclamação de som automotivo e/ou residencial foi registrada, não houve brigas em famílias e muito menos acidentes de trânsito no perímetro urbano, rural e rodoviário. O consumo de bebidas alcoólicas dobram neste período, mas ninguém se apresentou como voluntário para ser autuado por embriaguez e vandalismo, muito menos flagrado dirigindo embriagado, ou seja, todos estavam e permaneceram cientes do peso, do preço e dos rigores da lei quando aplicada. Os policiais concluíram dizendo que é gratificante encerrar os serviços prestados em um evento de tamanho envergadura e complexidade como o carnaval com o índice zero (0) de ocorrências policiais. Assim como as festividades do final do ano (Natal e Ano Novo), o carnaval se junta como os piores e principais períodos para o policiamento realizar o seu trabalho. O publico aumenta, as festas, os eventos  e as comemorações são mais intensificadas, o transito de veículos e pessoas dobram, o consumo de bebidas são mais exagerados, assim como as drogas ilícitas circulam muito mais entre seus usuários e viciados, resultando em mais atos de violência, e ações criminais. Eles agradeceram o comportamento e a cooperação de todos, dizendo que independente das dificuldades existentes sempre estarão a disposição da comunidade.

EDIÇÃO: Sertanejanews.com