Em Sertaneja crimes contra o PATRIMÔNIO assustam a população e mobiliza as POLÍCIAS

Nos últimos dias a área policial comoveu e preocupou a comunidade sertanejense, crimes de natureza contra o PATRIMÔNIO foram cometidos e registrados na cidade gerando prejuízos significantes e revoltantes para com as vítimas. Em 10 dias apenas dois crimes referentes ao artigo 155-5 do código penal sendo tipificado como FURTO QUALIFICADO e um do artigo 157 sendo tipificado como ROUBO A MÃO ARMADA, que também é popularmente conhecido e chamado por ASSALTO foram cometidos na pequena cidade interiorana. Com a chegada do final do ano onde festas e eventos são mais comuns e contínuos, com o crescimento populacional em virtude da chegada de visitantes e familiares em férias, e com as vendas do comercio aumentadas e aquecidas fazendo o movimento financeiro praticamente dobrar, os cuidados e as preocupações das pessoas e das autoridades responsáveis em combater o crime aumentam significativamente. A comunidade do bem assim como os agentes policiais devem se atentar ainda com os benefícios concedidos aos condenados que cumprem pena em regime fechado pela justiça, em Dezembro milhares de detentos são liberados no chamado INDULTO DE NATAL, para passarem o período com a família, porém muitos acabam incorporando o instinto criminoso e voltam a cometer crimes, outros não retornam mais no dia determinado, fazendo novas vitimas e estatística para o crime. No momento as conversas que predominam  em grupos de amigos e redes sociais não são outros, todos estão voltados aos assuntos ligados a CRIMINALIDADE que infelizmente diferente do que pregam e discursam os agentes políticos que ocupam altos cargos de chefia, dizendo que os índices e as estatísticas estão estabilizadas, sob controle e diminuindo a cada estudo e balanço contabilizado. O que vemos de Norte a Sul, Leste e Oeste do país, dos Estados e dos grandes e pequenos municípios é o crescimento desordenado da CRIMINALIDADE, resultado do fracasso das políticas públicas de ressocialização dos reincidentes, do combate ao crime organizado, e do ineficiente sistema judicial, processual e penal praticados e vigentes no país. O povo implora por mudanças e melhorias, mas o que se vê é MUDANÇAS e MELHORIAS ligadas a benefícios dos agentes políticos dos Municípios, Estados e União, que na maioria das vezes  são estendidos a seus dependentes e agregados. Os crimes de FURTO SIMPLES e FURTO QUALIFICADO são os campeões de registros nas unidades policiais, estas tipificações criminais não doem fisicamente no corpo da vitima como os da natureza de CRIMES CONTRA A PESSOA, mas refletem e doem na alma da vitima pois os esforços realizados para a aquisição do bem material e patrimonial são incalculáveis, dolorosos e significativos para cada um que ficou no prejuízo.

VAMOS AOS RELATOS DOS FATOS

(1) – Nos últimos dias do mês de Novembro, um estabelecimento comercial localizado na região central da cidade foi arrombando durante a madrugada por criminosos que aparentemente conduziam um veículo, sendo subtraído (furtado) do interior da loja centenas de peças de roupas, calçados e acessórios, contabilizando um prejuízo de estoque de aproximadamente 25 mil reais. Ao amanhecer do dia, quando a vendedora chegou para abrir o comercio, se deparou com a porte violada e notou que muita mercadoria havia sido levado pelos autores do crime. A policia foi acionada no local para o registro do fato, buscas e averiguações foram realizadas mas até o momento ninguém foi preso e nenhuma mercadoria foi recuperada, porém as POLÍCIAS estão trabalhando unidas para a elucidação do crime.

(2) – Nos primeiros dias do mês de Dezembro, uma residência foi o alvo dos criminosos. Durante a realização de um evento que acorria na região central da cidade, o casal de trabalhadores que se encontravam esgotadas de tanto trabalho durante toda a semana, decidiram sair e prestigiar o evento no centro da cidade, porém  não teriam como levar a residência consigo, fecharam todos os acessos da morada e foram curtir a noite junto aos amigos da comunidade que lá estavam presentes. Neste momento criminosos ainda não identificados se aproveitaram da ausência dos moradores e arrombaram a residência, subtraindo do interior alguns objetos eletroeletrônicos pertencentes as vitimas. Aparelhos de TV e aparelhos de celulares foram furtados e isso demonstra que o fato foi consumado no concurso de duas (02) ou mais pessoas, juntamente com a participação e o apoio de algum veiculo utilizado. A policia foi acionada no local para o registro do fato, buscas e averiguações foram realizadas imediatamente por toda imediações, mas ninguém suspeito foi localizado e detido, porém as POLÍCIAS continuam trabalhando em conjunto para a identificação dos autores, para a recuperação dos objetos e elucidação do crime. 

(3) – Nos últimos dias, mais precisamente durante a noite da última quarta feira dia 06 de Dezembro por volta das 23 horas, uma família foi abordada por três (03) criminosos encapuzados e armados com arma de fogo. Notando barulhos estranhos que vinham do exterior da residência, ao abrir a porta os familiares foram surpreendidos pelos criminosos que deram voz de assalto,  rendendo-os sob fortes ameaças de morte. Enquanto dois dos criminosos rendiam as vitimas um ficou responsável em recolher todos os pertences valiosos, no total foi roubado um considerável valor em dinheiro, várias jóias em ouro, alguns aparelhos celulares e um veículo camionete da marca Toyota modelo Hilux. As vitimas relataram que foi um momento muito tenso, perigoso e de repúdio, havia em torno de 6 pessoas na residência, todos ficaram muito assutados e com medo. Após recolherem sob a mira de revolveres todos os objetos de interesse, os criminosos exigiram a chave da camionete, saindo em fuga para rumo desconhecido. Crimes dessa natureza costumam abalar muito as vitimas, algumas contraem traumas e necessitam de atendimentos assistenciais, pois ser vitima da criminalidade vivenciando e sentindo que a qualquer momento durante a ação delituosa você poderá perder a vida não é fácil de superar.  Com a fuga do trio criminoso, as vitimas acionaram a policia pedindo por rápidas providências, os policiais ao serem comunicados solicitaram apoio das equipes policiais da região fazendo um cerco para tentar localizar o veículo roubado, identificar e capturar os assaltantes, bem como recuperar os objetos pessoais roubados, mas não foi possível. Averiguações e buscas se estenderam durante a madrugada, pontos e locais suspeitos foram vistoriados, veículos e pessoas suspeitas abordadas e revistadas, mas infelizmente os autores fugiram. As POLÍCIAS continuam trabalhando incansavelmente e unidas para identificar e prender os componentes do trio que vivem do crime, bem como recuperar os objetos e o patrimônio roubados, assim elucidando o crime. 

A redação do Sertanejanews dialogou com profissionais e especialistas que atuam no combate a criminalidade, todos enfatizaram a necessidade de mudanças emergenciais em áreas específicas, relatando algumas;

1 – Mudanças e melhorias na legislação penal

2 – Mudanças e melhorias no processo penal

3 – Mudanças e melhorias no sistema penal

4 – Investimentos em projetos e ações públicas para ressocialização dos apenados

5 – Investimentos e projetos nas polícias em especial no setor de inteligência

6 – Conscientizações da população quanto aos seus direitos e deveres constitucionais

7 – Combate a impunidade

8 – Combate a corrupção política, judiciária e policial

9 – Recuperação, criação e geração de empregos

10 – Revitalização, valorização, conscientização e investimento na família

Todas essas ações e outras mais podem e vão combater o crescimento da criminalidade no país, pode não haver a erradicação do crime, mas com certeza será minimizado. Alguns profissionais lembraram e fortaleceram dizendo que todos os objetos são oriundos do crime, que não há duvidas que tais objetos FURTADOS e ROUBADOS serão comercializados de forma ilícita, que todos devem tomar muito cuidado com isso, caso o objeto ofertado e/ou oferecido seja de origem duvidosa, com preço abaixo do mercado ou comercializado por pessoas suspeitas e envolvidas na vida criminosa, não adquira e comunique a policia. Se tal recomendação for ignorada, o comprador poderá ser identificado e se comprovado produto de crime o indivíduo ou indivídua será indiciado pelo crime de RECEPTAÇÃO, previsto no Art. 180 do código penal brasileiro, com pena de reclusão de 01 a 04 anos e multa. Não há dúvidas que rigorosas ações serão colocadas em prática pelas polícias, iniciativas individuais, de equipe e em conjunto serão aplicadas, e os alvos sempre são os delinquentes. A redação do site Sertanejanews lamenta os ocorridos e se solidariza com as vitimas, nossa torcida e para que as autoridades envolvidas não descanse enquanto os casos não forem solucionados, desta forma, se faz necessário o empenho de todos, qualquer informação que possa auxiliar as polícias devem ser comunicada, para isso o denunciante pode ligar nos telefones 99153-7684 ou 3562-1249, os colaboradores poderão também ligar no 190 ou 197, ou comparecerem pessoalmente nas unidades policiais, sua identidade será preservada. 

EDIÇÃO: Sertanejanews.com